Revista OrtodontiaSPO 2012 | V45N4 | Páginas: 413

Avaliação volumétrica da disjunção maxilar ortopédica por meio de TC associada ao programa Dolphin

Volumetric evaluation of maxillary orthopedic by CT associated with the program Dolphin

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Autor(es):

Mario Cappellette Junior*, Fabio Eduardo Maiello Monteiro Alves**, Fabiana Souza Cavagnini Gomes***
*Especialista em Radiologia, mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e doutor em Ciências - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). **Especialista em Radiologia - USP/Bauru. ***Especialista em Ortodontia e Odontologia do Trabalho, mestranda em Ciências - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Resumo:

Com o crescente avanço nos meios de diagnóstico por imagem e sua associação com programas de tratamento de imagens, muitos dos tratamentos ortodônticos e seus benefícios demonstram extrapolar a Ortodontia e a Ortopedia Facial, promovendo assim benefícios também na Otorrinolaringologia e na Fonoaudiologia. A tomografia computadorizada proporciona ao ortodontista uma grande ferramenta em diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico e avalia com precisão o grau de deformidade facial. Podemos aliar os benefícios da disjunção maxilar (DM) à tomografia computadorizada, usando-as como meio de comparação dos tratamentos executados, entre outros. O propósito desse estudo foi comparar o volume aéreo nasal, pré e pós DM, por meio de tomografia computadorizada associada ao programa de tratamento de imagem Dolphin, em casos clínicos selecionados no Centro do Respirador Bucal (Unifesp) na Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O resultado obtido foi um aumento do volume das regiões comparadas.

Unitermos:

Expansão rápida da maxila; Volume nasal; Disjunção maxilar.

Abstract:

Computerized tomography (CT) combined with computer programs to orthodontists brought a great tool for diagnosis and confirmation of orthodontic planning. We can combine the benefits of rapid maxillary expansion (RME) to CT, using them as a means of comparison, overlay, among others. The purpose of this paper is to compare the nasal air volume before and after ERM, by CT in a case selected in the Mouth Breather Center (Unifesp). The results were a significant increase in the region studied.

Keywords:

Rapid expansion of the maxillary; Nasal volume.