Revista OrtodontiaSPO 2018 | V51N6 | Páginas: 730-4

Verticalização do segundo molar inferior com auxílio de mini-implante em paciente adulto

Verticalization of the second lower molar with the aid of the mini-implant in adult patient

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Autor(es):

Rosane Ogata1
André Felipe Abrão2
Helena Regina Tornelli3
Letícia Brito Barbosa4
Jorge Abrão5

1Especialista em Ortodontia – Soesp; Professora do curso de atualização em Ortodontia – SPO; Aluna do programa de atualização Prático-Clínico em Ortodontia Corretiva e Tratamento Ortodôntico em Pacientes Adultos com Auxílio de Ancoragem Absoluta – CPA/Fousp.
2Especialista em Ortodontia pela Fundecto/USP; Doutor e mestre em Ciências Odontológicas e Ortodontia pela Fousp; Professor da faculdade de Odontologia em Ortodontia – Unip; Professor do curso de especialização em Ortodontia – Cetao/Funorte.
3Especialista em Ortodontia – Soesp; Mestra em Ciências Odontológicas – Fousp; Coordenadora e professora do curso de atualização em Ortodontia – SPO; Professora de Odontologia – FMU.
4Especialista em Ortodontia – Instituto Vellini; Aluna do programa de atualização prático-clínico em Ortodontia Corretiva e Tratamento Ortodôntico em Pacientes Adultos com Auxílio de Ancoragem Absoluta – CPA/Fousp.
5Doutor em Odontologia e Prótese Dentária, mestre em Odontologia e Ortodontia, professor da disciplina de Ortodontia – Fousp; Coordenador e professor do programa de atualização Prático-Clínico em Ortodontia Corretiva e Tratamento Ortodôntico em Pacientes Adultos com Auxílio de Ancoragem Absoluta – CPA.

Resumo:

O uso de mini-implante como ancoragem esquelética absoluta facilitou os movimentos ortodônticos pelo fato de diminuir os efeitos colaterais e ser de fácil manuseio, tornando-se uma realidade na rotina do ortodontista. O presente trabalho se propõe a avaliar o movimento de verticalização do segundo molar inferior em paciente adulto com auxilio de mini-implante como ancoragem. Esse trabalho foi realizado na clínica de tratamento ortodôntico em pacientes adultos – disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, avaliando a possibilidade do movimento de intrusão e verticalização simultaneamente.

Unitermos:

Procedimentos de ancoragem ortodôntica; Verticalização dentária; Má-oclusão em pacientes adultos; Ortodontia corretiva.

Abstract:

The use of mini implants as absolute skeletal anchorage facilitated orthodontic movements because of decreasing the side effects and be easy to use, making it a reality in routine orthodontics. This study aims to evaluate the vertical movement of the lower second molar in an adult patient with the help of mini-implant for anchoring. This work was done in Orthodontic Treatment Clinic in Adult Patients - Orthodontics, Faculty of Dentistry, University of São Paulo, evaluating the possibility of intrusion and vertical motions simultaneously.

Keywords:

Orthodontic anchorage procedures; Dental verticalization; Malocclusion in adult patient; Corrective orthodontics.