Publicado em: 02/05/2017 às 16h18

Ciência Brasil: eficácia de dispositivos auxiliares para a remoção de resíduos fluorescentes após retirar o braquete

Publicação de pesquisadores brasileiros na mídia internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Rocha RS, Salomão FM, Machado LS, Sundfeld RH, Fagundes TC. Efficacy of auxiliary devices for removal of fluorescent residue after bracket debonding. The Angle Orthodontist In-Press, 2016.
 

RESUMO

Objetivo: avaliar quatro protocolos para a remoção de materiais fluorescentes após a descolagem de braquetes.

Material e métodos: a remoção da resina de 40 superfícies de esmalte bovino foi realizada de acordo com os grupos (n=10): convencional (C); LED branco (W); LED que evidenciou fluorescência (F); e lente fluorescente (FL). Foram realizadas as seguintes análises: espessura da amostra, área superficial do resíduo de resina e áreas de resíduo de resina ou esmalte gasto em profundidade. Os testes Anova e Tukey foram utilizados para analisar a espessura da amostra (p ≤ 0,05). As medidas de área foram analisadas pelos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (p ≤ 0,05).

Resultados: o grupo FL apresentou o maior desgaste na espessura do esmalte. A espessura de esmalte final do grupo F foi similar à espessura de outros grupos. As maiores áreas superficiais de resíduos de resina foram encontradas para os grupos C e W, enquanto que o grupo FL teve uma maior remoção de resíduo de resina. O grupo C exibiu a maior área em profundidade do resíduo de resina. Os grupos FL e F exibiram a maior perda de esmalte com a menor quantidade de resíduo de resina. Em contraste, os grupos C e W apresentaram as menores áreas de esmalte desgastado e a maioria das áreas de resíduo de resina.

Conclusão: os dispositivos auxiliares foram úteis para a remoção de resíduos fluorescentes após a descolagem de braquetes.

 

 

 

 

 

Coordenação de conteúdo:

 Marcio Rodrigues de Almeida