Publicado em: 04/09/2017 às 10h07

Avaliação do efeito da piezocisão para acelerar o movimento dentário ortodôntico

Ciência Brasil: publicação de pesquisadores brasileiros na mídia internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Yi J, Xiao J, Li Y, Li X, Zhao Z. Efficacy of piezocision on accelerating orthodontic tooth movement: a systematic review. The Angle Orthodontist In-Press 2017.


RESUMO

Objetivo: revisão sistemática para avaliar o efeito da piezocisão como procedimento adjunto para acelerar o movimento dentário ortodôntico.

Material e métodos: foram selecionados trabalhos clínicos controlados randomizados e ensaios clínicos controlados que investigaram a eficácia da piezocisão no movimento acelerado dentário ortodôntico por meio de pesquisas eletrônicas e manuais. O risco de avaliação do viés e a extração de dados foram realizados por dois revisores independentes.

Resultados: quatro estudos elegíveis foram incluídos nesta revisão. Todos relataram aceleração do movimento dentário após a piezocisão, sendo que três relataram uma redução significativa na duração do tratamento no grupo de piezocisão. Não foram relatados efeitos nocivos sobre o estado periodontal, percepção da dor, satisfação, reabsorção radicular ou controle de ancoragem em qualquer estudo.

Conclusão: poucas e fracas evidências sustentam que a piezocisão é um complemento seguro para acelerar o movimento dentário ortodôntico, pelo menos no curto prazo. Para conclusões mais confiáveis, são necessárias pesquisas clínicas de maior qualidade para determinar os efeitos em longo prazo do protocolo ideal para a piezocisão.

 

 

 

 

Coordenação de conteúdo:

 Marcio Rodrigues de Almeida