Publicado em: 03/01/2018 às 09h30

Mecanismos biológicos da Osseointegração

Apresentação de Marcelo Napimoga debate formas de acelerar a integração de um implante dentário ao osso.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

O principal desafio de Implantodontia tornou-se conceber formas de acelerar a integração de um implante dentário ao osso. Evidências recentes têm mostrado que a topografia e a química da superfície dos implantes dentários podem afetar diferentes vias de sinalização, dentre elas a via Wnt, um caminho fundamental para a diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos, interferindo diretamente no processo de osseointegração. 

Com base nos dados disponíveis, o controle da via de sinalização Wnt aparece como um dos mecanismos proeminentes por meio do qual as superfícies dos implantes podem orientar a diferenciação e a atividade dos osteoblastos. Consequentemente, ele torna-se uma abordagem promissora para melhorar a osseointegração dos implantes dentários. A conferência de Marcelo Napimoga debate o tema.

Confira a íntegra da apresentação (conteúdo exclusivo para assinantes):


A conferência faz parte do acervo de conteúdos do PCP - Programa de Crescimento Profissional, um programa de atualização científica continuada que oferece acesso a conteúdo em vários formatos de atualização, como videoaulas, entrevistas, e-books, conferências e mais de 500 artigos científicos selecionados.

O acesso ao vídeo é exclusivo para os assinantes do programa. Para conhecer melhor o PCP, basta acessar www.inpn.com.br/pcp ou entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Leitor (sal@vmculturaleditora.com.br), WhatsApp (11) 95371-7780, tel. (11) 3566-6200 ou ligue grátis para 0800-0143080.