Publicado em: 29/01/2018 às 13h00

Espaço retromolar disponível para a distalização molar em pacientes com prognatismo mandibular

Ciência Brasil: publicação de pesquisadores brasileiros na mídia internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Publicação de pesquisadores na mídia internacional

O espaço Ciência Brasil é reservado para a divulgação das pesquisas recentemente publicadas por ortodontistas brasileiros e estrangeiros em periódicos internacionais. Confira a seguir uma dessas pesquisas:

 

Choi YT, Kim YJ, Yang KS, Lee DY. Bone availability for mandibular molar distalization in adults with mandibular prognathism. Angle Orthod. 2017 Sep 26.


RESUMO

Objetivo: investigar o espaço retromolar disponível para a distalização molar em pacientes com prognatismo mandibular.

Material e métodos: por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico, foram medidas as dimensões posteriores mandibulares em 110 pacientes analisados consecutivamente com má-oclusão classe I ou classe III (idade média 27 ± 7,1 anos). As menores distâncias lineares da raiz distal do segundo molar inferior direito até a borda interna do córtex mandibular foram medidas ao nível da bifurcação da raiz e 2 mm, 4 mm e 6 mm apical à furca ao longo da linha sagital e da linha posterior de oclusão. As distâncias retromolares foram comparadas entre os grupos com má-oclusão de classe I e classe III utilizando uma análise linear de modelo misto.

Resultados: o espaço retromolar medido por meio da linha sagital não apresentou diferença significativa intergrupos. Entre as distâncias medidas ao longo da linha posterior de oclusão, o espaço medido em profundidades de 0 mm e 2 mm para a furca foi significativamente maior no grupo com má-oclusão de classe III do que no grupo com classe I.

 

Conclusão: os pacientes com má-oclusão de classe III possuem maior espaço retromolar para a distalização do molar inferior ao longo da linha posterior de oclusão ao nível da região de furca do segundo molar.

 

 

 

Coordenação de conteúdo:

 Marcio Rodrigues de Almeida