Publicado em: 29/01/2018 às 13h58

Verdadeira sabedoria

Jairo Corrêa, presidente da SPO, ressalta que o aperfeiçoamento da estética facial tem se constituído como um dos principais objetivos do tratamento ortodôntico.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

A verdadeira sabedoria odontológica é adquirida pela capacidade de armazenar para o momento e o futuro as soluções dos problemas dentomaxilofaciais, mostrando ao mundo que os periódicos científicos publicam trabalhos e pesquisas de suma importância para o sucesso profissional.

A OrtodontiaSPO nunca descurou de divulgar produções que se inserem em diferentes perspectivas de análise, no rol provocado pelo avanço do conhecimento e pelas alternativas ocorridas em todos os assuntos que desenvolve com extrema racionalidade e técnica científica.

As páginas da revista, em anos passados, sempre estamparam trabalhos de enorme proveito, prova de que continua marcando o melhor para o bom atendimento dos pacientes. A introdução de uma produção científica, publicada em 1979, sob o título “Perfil Facial”, relata: “Há mais de 5 mil anos, a Arte já visava a beleza, harmonia e proporção. Esculturas como as do rei egípcio Mykerinus (2600 a.C.) e da rainha Nefertiti (1345 a.C.) representam a evolução das ideias de que foram considerados perfis faciais excelentes naquela época. Os gregos também introduziram seus conceitos de estética, conhecidos nos dias atuais como ‘perfil grego clássico’, representado pela escultura de Aphrodite, de Milos. Consta que durante os anos de obscuridade do século 4 até o século 15, as artes visuais foram usadas apenas para celebrar as belezas espirituais. Assim, o Período Renascentista presenciou a criação de David, representando os ideais estéticos da escola de Michelangelo, em Florença, na Itália, em 1504”.

Observa-se, então, que do Renascimento até os dias atuais, a estética e a beleza são temas de grande interesse no campo da arte e da ciência. Assim, o aperfeiçoamento da estética facial tem se constituído como um dos principais objetivos do tratamento ortodôntico.

Desde a sua criação, a revista da SPO vem divulgando produções que visam unicamente o bem-estar físico, mental e social do paciente – e nesta primeira edição de 2018, não será diferente. Assim, desfrute da OrtodontiaSPO, que possui qualidades para o bom proveito dos que comungam da Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

 

 

Jairo Corrêa

Presidente da SPO