Publicado em: 04/04/2018 às 13h01

A influência da dimensão dos slots dos braquetes no tratamento

Ciência Brasil: publicação de pesquisadores brasileiros na mídia internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Publicação de pesquisadores na mídia internacional

O espaço Ciência Brasil é reservado para a divulgação das pesquisas recentemente publicadas por ortodontistas brasileiros e estrangeiros em periódicos internacionais. Confira a seguir uma dessas pesquisas:

 

Vieira EP, Watanabe BSD, Pontes LF, Mattos JNF, Maia LC, Normando D. The effect of bracket slot size on the effectiveness of orthodontic treatment: a systematic review. Angle Orthod 2018;88(1):100-6.


RESUMO

Objetivo: por meio de uma revisão sistemática, avaliar a evidência científica da influência da dimensão dos slots dos braquetes de 0,018 polegadas ou 0,022 polegadas no tempo de tratamento, na eficiência do fechamento do espaço e do alinhamento, na qualidade da finalização ortodôntica e no nível de desconforto e de reabsorção radicular.

Material e métodos: as bases de dados Pubmed, Bireme, Medline, Scopus, Web of Science, Open Grey e Google Scholar foram pesquisadas, sem restrições de data e idioma, para ensaios clínicos randomizados e ensaios clínicos controlados, usando termos controlados relacionados aos slots dos braquetes. Após a seleção e remoção de artigos duplicados, o risco de viés foi avaliado e os dados dos estudos incluídos foram compilados por dois pesquisadores independentes.

Resultados: a pesquisa gerou 2.640 estudos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, oito artigos foram lidos na íntegra e quatro estudos foram selecionados para a revisão sistemática qualitativa. Nenhum ensaio clínico randomizado avaliou a duração do tratamento em pacientes que usaram braquetes com slots 0,018 polegadas e 0,022 polegadas. Devido à heterogeneidade dos dados disponíveis, uma metanálise não poderia ser realizada.

Conclusão: enquanto a maioria dos estudos indicava uma menor duração do tempo de tratamento em pacientes que usaram braquetes com slots de 0,018 polegadas, nenhum dado disponível confirmou a maior eficiência de uma dimensão de slot em relação à outra. Os vieses (bias) nos estudos não permitiram uma conclusão confiável, portanto novos estudos com melhor design metodológico são necessários. 

 

 

 

Coordenação de conteúdo:

 Marcio Rodrigues de Almeida