Publicado em: 15/08/2018 às 13h30

Orto 2018-SPO: reta final para evidenciar os novos rumos da Ortodontia

Encontro promoverá importante atualização de conhecimento para especialistas brasileiros e latino-americanos.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Estão previstas mais de 200 atividades de atualização clínica e tecnológica no Orto 2018-SPO.

Por Flavius Deliberalli


Falta pouco para começar o 21º Congresso Brasileiro de Ortodontia, o Orto 2018-SPO. Entre os dias 20 e 22 de setembro, aproximadamente 4 mil profissionais de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos estarão reunidos no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, para uma grande troca de experiências e informações que envolvem o universo da Ortodontia.

Estão previstas mais de 200 atividades de atualização clínica e tecnológica, com a abordagem de temas contemporâneos e de alta relevância para a prática diária, que ajudarão a definir os rumos da especialidade para os próximos anos. Para que esta missão seja cumprida com êxito, a comissão organizadora não poupou esforços. Escalou um supertime, composto por nove convidados internacionais e os mais importantes e renomados professores brasileiros.

Minuciosamente elaborada, a programação tem como destaque 18 cursos de imersão, 150 conferências Direto ao Ponto e mais de 30 palestras corporativas, que serão apresentadas nos estandes das mais de 50 empresas que irão compor a exposição promocional paralela. Vale citar ainda a exposição de Painéis Científicos, que será digital e deverá reunir 300 trabalhos, e o Prêmio Jovem Pesquisador, que foi criado para valorizar e incentivar a pesquisa científica no âmbito acadêmico. “A programação do Orto 2018-SPO está definida. O encontro trará aos ortodontistas um importante conjunto de novas informações de atualização clínica e tecnológica”, ressalta Haroldo Vieira, coordenador executivo do encontro.

Diante disso, resta aguardar os portões do Anhembi se abrirem para que os ortodontistas possam desfrutar do maior encontro da América Latina e dar  início a um verdadeiro upgrade na carreira.

 

Imersão no conhecimento

As abordagens aprofundadas dos cursos de imersão da programação do Orto 2018-SPO estão entre as atividades mais aguardadas do encontro. Serão 18 cursos que trarão à tona a visão de professores renomados sobre os principais tópicos da Ortodontia contemporânea. Além de 27 mestres brasileiros de maior destaque no universo da especialidade, outros nove convidados internacionais promoverão um valioso intercâmbio de novas informações clínicas com os congressistas.
 

Iván Malagón (Espanha)  Vivendo o futuro da Ortodontia com alinhadores transparentes
O planejamento ortodôntico com o Digital Smile Architecture (DAS) será o foco deste curso. Malagón também dará ênfase em como associar o bom ajuste dos dentes a uma estética agradável para o sorriso.


Graham Jones (Estados Unidos) – A correção da classe II com aparelhos autoligados: observações e opiniões
Jones vai mostrar como escolher os melhores sistemas e a melhor prescrição dos braquetes. Além de sua vasta experiência, a abordagem do professor norte-americano também vai levar em conta a eficiência no controle de torque e rotações dentais.


Andrés Giraldo (Colômbia) – Ortodontia com controle e simplicidade
Com o uso de disjunção ancorada em mini-implantes, documentada por tomografia computadorizada, o professor colombiano vai falar sobre sua experiência na correção das atresias maxilares em pacientes jovens. Sua abordagem também ajudará os clínicos brasileiros a elucidar importantes aspectos da Ortodontia interceptiva.


Martin Palomo (Estados Unidos) – A tomografia computadorizada e a mecânica ortodôntica em casos complexos
Palomo vai abordar sua indicação para o uso da tomografia computadorizada cone-beam, para auxiliar no controle da mecânica ortodôntica em casos complexos. O professor dará grande destaque aos protocolos da Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio), onde atua como diretor, para avaliar a inclinação vestibulolingual dos dentes posteriores.


Sabine Ruf (Alemanha) – O tratamento de classe II baseado em evidências científicas
Baseada em fortes evidências científicas, a professora alemã vai apresentar um roteiro prático sobre os métodos de tratamento da má-oclusão de classe II, principalmente com o auxílio de aparelhos funcionais fixos e removíveis.


Carlos Flores Mir (Canadá) – Gerenciamento da classe II – da respiração à eficiência clínica
Serão discutidas as resoluções mais atuais sobre o tratamento da classe II, englobando aspectos como a validade ou não da intervenção precoce, a possibilidade de atuar na posição e no crescimento mandibular, a influência do processo respiratório, assim como o gerenciamento de dispositivos fixos ou removíveis.


Peter Buschang (Estados Unidos) – A intrusão de molares com mini-implantes e a aceleração do tratamento ortodôntico
Além de aspectos contemporâneos sobre os métodos de aceleração do tratamento ortodôntico, o professor Buschang falará sobre a terapia para pacientes portadores de classe II e padrão hiperdivergente com o auxílio de mini-implantes.


Stella Chaushu (Israel) – Dentes impactados – o que fazer e o que não fazer
A professora israelense vai compartilhar com os congressistas sua experiência no tratamento de dentes impactados e inclusos.


Won Moon (Estados Unidos) – Correções ortopédicas não cirúrgicas com microimplantes: quebrando as regras e expandindo os limites
Através de protocolos de tratamento envolvendo correções ortopédicas, realizadas sem o auxílio de cirurgia ortognática, em jovens e adultos, o professor Moon vai explorar o uso criativo dos mini-implantes para solucionar casos que não eram possíveis com a abordagem tradicional.


 

Informações objetivas

Temas atuais apresentados por especialistas com excelente prática clínica. As conferências Direto ao Ponto trarão mais de 150 sessões com 40 minutos de duração sobre aspectos diversos da Ortodontia. As abordagens destacarão avanços tecnológicos e procedimentos clínicos, dos tradicionais e consolidados até os mais recentes.

Dentre a grande variedade de temas, estarão apresentações sobre a utilização de recursos 3D na rotina ortodôntica; abordagens sobre sistemas autoligáveis; Ortodontia digital; utilização dos mini-implantes ortodônticos; alinhadores invisíveis; terapêuticas para o controle das DTMs; avanços envolvendo a cirurgia ortognática; integração da OFM e Ortodontia no tratamento de casos complexos; e tratamento de sobremordida e má-oclusão de classe II e III.
 

O congresso na palma da mão

A comissão organizadora do Orto 2018-SPO disponibilizou um aplicativo para smartphones Android e iOS.

Através dele, os congressistas terão acesso a notícias e a todas as informações sobre a programação científica e ministradores do encontro. Além disso, os participantes poderão montar uma agenda de acordo com os cursos que irão assistir.

Para baixar o aplicativo Orto 2018-SPO, basta acessar:

Baixe na APP Store: https://goo.gl/4qkUKT  |  Disponível no Google Paly: https://goo.gl/CkQXuU

 

Um aplicativo para smartphones Android e iOS traz notícias e informações sobre o Orto 2018-SPO.


 

Livro oficial

Uma obra completa para o dia a dia dos ortodontistas. É com essa premissa que a comissão científica e o grupo de ministradores dos cursos de imersão do Orto 2018-SPO estão preparando o livro oficial desta edição do encontro. Sob o tema “A eficácia da nova Ortodontia”, a publicação vai apresentar casos clínicos e estudos que estarão divididos em nove capítulos:

• A estética facial e do sorriso;
• Abordagem multidisciplinar no paciente adulto;
• Uma visão contemporânea para o tratamento da classe II;
• O grande desafio dos problemas ortodônticos verticais;
• Os braquetes autoligáveis são a melhor alternativa?;
• Ampliando o uso de mini-implantes: a nova era da ancoragem esquelética;
• Tratamento ortodôntico no paciente adulto;
• Soluções eficientes para casos complexos;
​• A Ortodontia do futuro: as técnicas estéticas e o movimento dental acelerado.

O livro tem coordenação editorial do Prof. Dr. Flavio Cotrim-Ferreira e consiste em um projeto de alta qualidade, com capa dura, aproximadamente 280 páginas e 400 imagens clínicas em alta definição.

 

De casa nova

Esta edição do Orto 2018-SPO será realizada no Palácio das Convenções do Anhembi.

Recém-reformado, o complexo de eventos dispõe de salas modernas e estrutura de qualidade para sediar todas as atividades da programação do encontro de Ortodontia. Além da área total ter sido ampliada em 4 mil m², melhorias foram implementadas nos auditórios Elis Regina, Celso Furtado e demais anfiteatros. Outra comodidade é o fato do Anhembi contar com um hotel integrado, que dispõe de mais de 700 quartos.

A localização também merece ser destacada, já que permite fácil acesso a estações de metrô, aeroportos e aos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda, assim como a vias importantes e ao centro de São Paulo. Os congressistas terão à disposição uma linha de ônibus circulares gratuitos, que farão o percurso entre a estação de metrô Portuguesa-Tietê (linha azul) e o Anhembi. O serviço estará disponível durante os três dias do Orto 2018-SPO.

Lembrando que o acesso dos congressistas ao evento é realizado pela Rua Professor Milton Rodrigues, s/no – portão 34 – Santana – São Paulo/SP.