Publicado em: 02/05/2019 às 15h01

Publicação de pesquisadores na mídia internacional

O espaço Ciência Brasil é reservado para divulgar pesquisas publicadas por ortodontistas em periódicos internacionais. Confira a seguir uma dessas pesquisas.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Brito FC, Brunetto DP, Nojima MCG. Three-dimensional study of the upper airway in different skeletal class II malocclusion patterns. Angle Orthod 2019;89(1):93-101.

RESUMO

Objetivo: caracterizar o volume e a morfologia das vias aéreas superiores em pacientes com diferentes padrões esqueléticos portadores de má-oclusão de classe II em comparação com a classe I.

Material e métodos: 197 indivíduos que possuíam tomografia computadorizada de feixe cônico foram alocados em grupos de acordo com os ângulos ANB, SNA e SNB (classe I, classe II com protrusão maxilar, classe II com retrusão mandibular), sendo cada um dos grupos subdivididos em hipodivergente, normal e hiperdivergente. Por meio de um software de reconstrução tridimensional de imagens, avaliou-se a nasofaringe (NP), a orofaringe (OP) e a hipofaringe (HP).

Resultados: a comparação intergrupos não detectou diferenças significativas no volume e na morfologia da NP, OP e HP. Os indivíduos do sexo masculino apresentaram maior orofaringe e maior volume de hipofaringe que os do sexo feminino. Foram observadas correlações positivas entre idade e NP, OP, volume de HP; e entre ângulo craniocervical e OP e volume de HP. A análise de regressão linear detectou uma tendência de aumento do volume de OP e HP, com ampliação do comprimento maxilar e mandibular.

Conclusão: o volume e a morfologia das vias aéreas superiores foram semelhantes nos diferentes padrões esqueléticos da má-oclusão de classe II. Os comprimentos da maxila e mandíbula estavam mais relacionados ao volume e à morfologia das vias aéreas superiores do que os ângulos que refletiam suas posições em relação à base do crânio.

 

 Coordenação de conteúdo:


Marcio Rodrigues de Almeida

Mestre, doutor e pós-doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP); Minirresidência em Ortodontia na Universidade de Connecticut, EUA; Professor do curso de mestrado/doutorado em Ortodontia da Unopar, Londrina/PR.