Publicado em: 17/06/2019 às 10h20

OrtoNews 2019: abra caminho para a Ortodontia Digital

Programação do encontro traz abordagens sobre marketing, comportamento, recursos 3D e Harmonização Orofacial.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

 

Por Flavius Deliberalli


Muito além da Ortodontia tradicional. Assim pode ser definida a programação do OrtoNews 2019, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Auditório Elis Regina, no Anhembi, em São Paulo.

Promovido pela Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e realizado pela VMCom, o encontro terá como tema “Ortodontia Digital de A a Z”, no qual o foco principal será discutir a aplicabilidade clínica da tecnologia digital.

Porém, o caminho para tirar melhor proveito das novas tecnologias será pavimentado com muita informação, inclusive de áreas distintas da Odontologia, como é caso das palestras de Maurício Souto e Marcelo Miyashita. Com base no livro Ouse ser grande, Souto falará aos ortodontistas sobre como mudar hábitos negativos e a forma de pensar, visando o desenvolvimento e o sucesso pessoal e profissional. Miyashita discutirá o marketing de serviços para consultórios e clínicas, através da apresentação de conceitos e exemplos de operações de serviços e suas soluções.

Os recursos 3D serão amplamente abordados ao longo dos três dias do encontro. Márcio Almeida mostrará a real necessidade destes recursos para o emprego dos mini-implantes extra-alveolares. A avaliação tridimensional em casos complexos será o tema de Flavio Cotrim-Ferreira, enquanto Daniela Garib focará na sobreposição de modelos digitais, de forma a ampliar a visão tridimensional dos ortodontistas. Outro tópico importante acerca dos diagnósticos 3D será apresentado por Maurício Cardoso e Flávio Ferraz que farão uma abordagem sobre o protocolo tomográfico envolvendo as assimetrias esqueléticas. O planejamento digital no uso do Marpe norteará a apresentação de Júlio Gurgel que discorrerá sobre métodos de diagnóstico, planejamento e instalação.

A eficiência das soluções Invisalign será avaliada em duas oportunidades. Em uma delas, a convidada internacional Donna Galante (Estados Unidos) falará sobre o tratamento de pacientes em crescimento, enquanto Eduardo Rothier compartilhará casos clínicos e sua experiência de 15 anos utilizando os alinhadores.

As questões relacionadas à Ortodontia Digital também serão colocadas em evidência em três conferências, que têm um perfil mais objetivo: Fabio Guedes tratará das implicações na prática clínica, Renato Martins mostrará as aplicações que oferecem melhor custo-benefício na Ortodontia convencional e na moderna, e Celestino Nóbrega demonstrará não só porque a digitalização dos processos é irreversível, mas também os motivos pelos quais os ortodontistas devem aderir à Ortodontia Digital.

Seguindo a programação do encontro, Carlos Agra vai priorizar a integração entre os tratamentos odontológicos e as referências estéticas faciais. Por sua vez, Alexander Macedo trará dicas sobre a implantação do fluxo digital, além dos benefícios do planejamento virtual, posicionamento digital de braquetes e confecção de aparelhos customizados.

Os aspectos mais importantes relacionados à estética serão elucidados pelos professores Carlos Câmara e José Carlos Garófalo, que falarão, respectivamente, sobre fatores de diagnóstico e tratamento e da relação da Odontologia Estética restauradora com a Ortodontia.

Por fim, entre os pontos altos da programação estará o curso de imersão sobre Harmonização Orofacial, que será ministrado por Maristela Lobo, Hermes Pretel e Andrea Tedesco. Nesta abordagem, serão destacados aspectos como a análise orofacial e visagismo, os tratamentos integrados e a influência da Harmonização Orofacial na Ortodontia, com foco em equilíbrio facial e finalização de tratamentos.

 

Atividades adicionais

Outra atração é a Expo OrtoNews, exposição promocional paralela, que reunirá cerca de 25 empresas especializadas em produtos e serviços para a Ortodontia.

A programação do evento contará ainda com o concurso “Sorrisos em Ortodontia”, uma iniciativa da revista OrtodontiaSPO, com o objetivo de incentivar a captura de imagens de sorrisos de pacientes jovens e adultos em fase de tratamento. Já a Arena Corporativa será um espaço reservado para os consultores especializados das empresas patrocinadoras do encontro apresentarem aos congressistas as principais novidades tecnológicas e como elas podem ser aplicadas com sucesso na rotina clínica.
 

Informações e adesões:

www.ortonews.com.br
Telefone (11) 2168-3400 | WhatsApp (11) 97113-2561
e-mail: secretaria@ortociencia.com.br