Publicado em: 22/07/2019 às 13h41

Ortodontistas ganham poder com novo modelo de negócio

Inédito no mercado, o modelo de negócio desenvolvido pela Oral Secret oferece soluções eficientes para o dentista elevar o faturamento do consultório, aumentar o número de pacientes atendidos e diminuir os custos.

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A Oral Secret oferece soluções únicas e exclusivas para uma rede de dentistas licenciados. (Imagens: Shutterstock)

 

Neste momento em que empoderamento e empreendedorismo são conceitos amplamente debatidos e disseminados, nada melhor do que colocá-los em prática no consultório de maneira eficiente e alicerçada por uma metodologia inovadora. Nesse sentido, a Oral Secret chega ao mercado embalada pela força dos alinhadores transparentes e apresenta o Secret Align. Porém, a empresa tem uma proposta inédita, que vai além do produto em si e proporciona ao ortodontista um conjunto de ferramentas capaz de aumentar o ticket médio, diminuir os custos, elevar o faturamento, preencher períodos de ociosidade da agenda de consultas e ampliar o número de pacientes.

À frente do negócio está o cirurgião bucomaxilofacial Leandro Velasco, já conhecido no mercado odontológico por ter comandado o Hospital da Face e a Clínica Eleve, sediados na capital paulista.

De forma geral, a Oral Secret oferece soluções únicas e exclusivas para uma rede de dentistas licenciados, visando a diferenciação desses profissionais na região geográfica em que estão presentes. “Isso significa que a empresa não é uma fábrica, não vende diretamente ao mercado e também não se trata de uma franquia. Ela atua apenas com profissionais licenciados, preocupando-se com o êxito comercial de cada um deles”, explica Velasco.

Justamente por isso, uma parte importante do negócio está diretamente relacionada à geração de demandas de pacientes e à criação de uma infraestrutura focada na captação de interessados no tratamento ortodôntico, sobretudo com alinhadores acessíveis à classe C.

O “pulo do gato” está no fornecimento imediato de pacientes para o consultório, os quais serão identificados por uma equipe comercial treinada pela Oral Secret e que mapeará a região em que a clínica está instalada. Portanto, a geração de demanda será uma alavancagem importante e bastante diferenciada para o posterior bom atendimento e fidelização do cliente.

Outra particularidade é a maneira como foi formatada a proposta para o licenciamento dos ortodontistas na Oral Secret, para que eles tenham risco zero em relação a essa parceria. Ou seja, por confiar no potencial desse novo modelo de negócio, o contrato é flexível e simplificado no caso de uma rescisão.

Velasco destaca que o dentista manterá o foco na atuação clínica, mas terá papel primordial em relação às questões comerciais, já que estará capacitado para vender novos produtos e reconhecer oportunidades.

Também é importante adicionar que ele atenderá com exclusividade aquela determinada região, sem concorrência. “O objetivo é que os profissionais licenciados tenham a melhor performance, diminuindo os custos e aumentando o faturamento, já que estarão atendendo mais clientes ou vendendo mais produtos para os pacientes antigos”, explica.
 

O sistema de alinhadores Secret Align atende à classe C e é responsável por melhorar a performance de venda da clínica.


Além disso, ao oferecer um sistema de alinhadores acessível, é possível elevar a margem de lucro dos produtos vendidos e ainda apresentar um novo discurso para o paciente. Afinal, será disponibilizado tratamento de ponta a um custo viável para a maioria das pessoas. "Diferente de todos os atuais sistemas de alinhadores, o Secret Align tem um método de cobrança mensal, pelo período de duração do tratamento, com um valor de mensalidade muito próximo ao que se cobra pelo tratamento com braquete. Isso fez com que, nas abordagens que tivemos, todos os pacientes aceitassem o tratamento com alinhadores ao invés dos braquetes, sem dificuldades”, salienta Velasco.

No caso de tratamento híbrido, o ortodontista conseguirá vender ao paciente um pacote que concilia o aparelho convencional e o alinhador, porém, aumentando o ticket médio do tratamento. Claramente, é um conceito inovador de trabalho, que modifica a rotina e resulta em maiores ganhos, mais clientes e uma maior variedade de serviços, o que agrega valor ao negócio. Vale lembrar ainda que os alinhadores exigem um tempo bem menor de cadeira, o que possibilita atender mais pacientes diariamente.


Uma nova perspectiva

Ao ingressar na rede Oral Secret, o dentista recebe um treinamento técnico e comercial de marketing e venda para alinhar o discurso ao novo modelo de negócio. Depois de disponibilizar o conteúdo do treinamento para estudo, é realizada uma consultoria via Webnar ao vivo para tirar dúvidas.

Outros pontos importantes dizem respeito ao material promocional de comunicação de cada produto, cedido pela Oral Secret aos licenciados, e ainda ao suporte de profissionais qualificados para que o ortodontista discuta casos e faça a transição de sua rotina clínica de forma segura e bem orientado.

Segundo Velasco, a mudança acontece com a construção da imagem do dentista. “Temos uma agência que fornece material para alimentar as postagens das redes sociais do profissional. Orientamos como fazer as postagens e como trabalhar essa mídia. Porém, serão conteúdos não relacionados com alinhadores, mas sim com contextos gerais do cotidiano. Em algum momento, vamos inserir postagens sobre alinhadores e, depois, futuramente, algo mais enfático sobre o Secret Align. Dessa forma, o dentista conseguirá criar uma representatividade junto aos seus clientes”, revela.

Dentre os benefícios de ser um licenciado da Oral Secret está o aumento no número de pacientes e, consequentemente, a menor ociosidade de horários na agenda do consultório.


Acompanhando essa proposta, o dentista é encorajado a reforçar para que os pacientes o sigam nas redes sociais, passando a se comunicar com essas pessoas de forma recorrente. “Ele acaba se tornando uma espécie de ‘celebridade’ para os pacientes , que começam a 'conviver' e a participar da rotina do dentista. Essa aproximação criará um vínculo importante para a manutenção do relacionamento entre ambos", acrescenta Velasco.

Durante todo esse processo de implementação do novo modelo de negócio, o dentista se torna peça-chave na tríade complementada pelas soluções da Oral Secret e pelo trabalho do representante comercial. “Nosso foco está no empoderamento do profissional, para que ele seja o protagonista do seu consultório. Oferecemos uma solução que diminui custo, aumenta o faturamento, eleva o número de pacientes e promove um suporte para o crescimento do consultório. O ortodontista conseguirá aumentar o ticket médio e preencher a ociosidade por meio de um novo produto, que é o alinhador. Ou seja, ele passará a atender pacientes que provavelmente recusariam o tratamento convencional, como grande parte dos adultos com más-oclusões mais leves, por exemplo”, finaliza.

 

Matéria sob demanda desenvolvida pela VM Branded.