Publicado em: 30/09/2019 às 14h29

Os sete hábitos das revisões da literatura altamente eficazes

Paulo Rossetti dá dicas importantes para a construção de uma revisão da literatura de qualidade.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Já dizia Kotler: “venda valor, não venda preço”. Marque com um “X” e boas vendas!
 
Minhas ferramentas de vendas
Passo 1 – Título: atraia a atenção: por que o leitor deve olhar para você, e não para o vizinho?  
Passo 2 – Resumo: em apenas quatro etapas, coloque o que é mais importante:
Objetivos / Material e Métodos / Resultados / Conclusão
 
Passo 3 – Introdução: a trajetória do herói: parte 1. Como começou e onde está agora?  
Passo 4 – Material e Métodos: a trajetória do herói: parte 2. A batalha:

- Estratégia de busca: (qual?);
- Critérios de inclusão /exclusão (quais?);
- Grau de concordância: quantas pessoas? Qual o coeficiente usado? 
- Escalas quantitativas e qualitativas usadas para avaliação dos trabalhos (quais?);
- Para caso-controle e coorte: http://www.ohri.ca/programs/clinical_epidemiology/nosgen.pdf 
- Para randomizados: https://drive.google.com/file/d/1Q4Fk3HCuBRwIDWTGZa5oH11OdR4Gbhdo/view 
- Desfecho primário e/ou desfecho secundário (quais?).
 
Passo 5 – Resultados: a trajetória do herói, parte 3: os louros da vitória!

- Estratégia de busca;
- Dê uma ajuda ao leitor, use o fluxograma prisma
- Demografia (quais trabalhos, quais tipos, faixa de acompanhamento);
- Dê uma ajuda ao leitor, use tabelas explicativas para resumir a jornada;
- Grau de concordância (valor do coeficiente);
- Escalas – dê uma ajuda ao leitor: comente os pesos de cada trabalho.
 
Passo 6 – Discussão: compare com a concorrência! No que o seu produto é inigualável? No que o seu produto é inovador?  
Passo 7 – Conclusão: você resolveu o problema do consumidor? Como fazer para evitar isso no futuro?  
Cartão de boas-vindas: Será que já formatei antes de enviar?
(http://www.inpn.com.br/InPerio/NormasDePublicacao)
 

 

 

 

Paulo Rossetti

Editor científico de Implantodontia da ImplantNewsPerio