Apresentação

A Ortodontia é um dos mais fascinantes ramos da Odontologia e de todo conhecimento humano. Não é à toa que existem tantos especialistas apaixonados por sua profissão e altamente comprometidos com sua rotina clínica.

Se por um lado esse envolvimento técnico é altamente positivo para a qualidade dos tratamentos realizados, por outro lado também é perigoso: será que esses ortodontistas – assim como muitos profissionais de Odontologia – não estariam focados demais em seu desenvolvimento clínico e negligenciando o gerenciamento de seus consultórios?

Trata-se de uma armadilha recorrente dos tempos modernos. Hoje, temos a liberdade para escolher a profissão que amamos e para a qual temos vocação, mas nem sempre nossa capacidade técnica se traduz em sucesso financeiro. Conhecemos muitas histórias de ótimos ortodontistas que trabalham muito mais do que precisariam e ganham menos do que merecem.

Não estamos falando de nenhuma fórmula milagrosa para enriquecer dentistas, mas sim das ferramentas básicas de gestão que qualquer empresário ou profissional liberal precisa dominar. Nesse universo de conhecimento, destaca-se a Contabilidade, uma ciência de difícil compreensão, mas que é essencial para o seu futuro financeiro.

Por isso, ao longo de todo o ano de 2018, a OrtodontiaSPO apresenta o suplemento especial ODONTOLOGIA LUCRATIVA – Qual o seu plano de negócios, que deverá funcionar como um verdadeiro guia para o cirurgião-dentista na administração de sua clínica. Um projeto viabilizado na revista graças ao apoio da Morelli Ortodontia, que enxergou a relevância dessa iniciativa e proporcionou a produção desse conteúdo para os ortodontistas brasileiros.

Para nos conduzir pelos áridos caminhos da Administração, Finanças e Contabilidade, convidamos o professor Mauricio Motta, um cirurgião-dentista raro nos dias de hoje, com sólidos conhecimentos na área e grande experiência de sua aplicabilidade nas clínicas odontológicas brasileiras.

Esperamos que este suplemento especial ajude na organização e evolução administrativa de sua clínica. Dessa forma, você poderá colher os resultados financeiros que merece pelo seu trabalho e ainda terá mais tempo para se dedicar à prática da Ortodontia e às rotinas da clínica.


Odontologia Lucrativa
Qual o seu plano de negócios?

  • Capítulo 1 – Fundamentos da gestão financeira
  • Capítulo 2 – Gestão financeira aplicada às clínicas odontológicas
  • Capítulo 3 – Planejamento tributário na Odontologia
  • Capítulo 4 – Ferramentas e indicadores de desempenho – softwares de gestão
  • Capítulo 5 – Impactos da Reforma Trabalhista no dia a dia das clínicas
  • Capítulo 6 – Como montar um plano de negócios em Odontologia
Os capítulos são parte integrante das edições 2018 da revista OrtodontiaSPO.

Sobre o autor

Fale com o autor:
mauricio@orgmotta.com.br

Especialista em Reabilitação Oral com implantes, Mauricio Motta tem quase 30 anos de atividade profissional. Ele dirige sua própria clínica, uma organização multidisciplinar, no bairro do Tatuapé, em São Paulo (SP). Ao longo destes anos, Motta também tem ministrado cursos em seu campo de atuação, em parceria com grandes empresas do setor.

Mauricio Motta é filho de Antonio Carlos Motta, contador responsável pela fundação de uma grande organização contábil na zona leste de São Paulo há mais de 50 anos. A partir de 2010, o cirurgião-dentista passou a dirigir essa tradicional organização e criou uma segunda empresa de contabilidade, a WorkDoctor, cuja proposta é atender os profissionais do segmento de saúde oferecendo ferramentas digitais exclusivas de gestão e controle contábil. Até hoje, já são mais de 250 profissionais de Odontologia e Medicina atendidos pela empresa.